Um espaço com dicas de saúde, mercado profissional e educação em Brasília

Em 1931, a profissão de farmacêutico foi regulamentada no Brasil. Desde então, apenas aqueles que possuem diplomas em instituições de ensino oficialmente reconhecida pelo MEC podem exercer a profissão.

A configuração atual do campo de atuação do farmacêutico direciona a Faculdade LS à estruturação de um curso voltado para a formação do generalista, humanista, crítica e reflexiva, preparando-o para exercer a profissão em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Busca, assim, capacitá-lo ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle de qualidade de alimentos (físico-químicos e microbiológicos).

O farmacêutico da Faculdade LS também estará apto a atuar em farmácia de manipulação, dispensação hospitalar e homeopática, bem como em indústrias de medicamentos, cosméticos, saneantes, fitoterápicos, atuando nas áreas de desenvolvimento, produção, registro, controle de qualidade (físico-químico e microbiológico), supervisão de desenvolvimento, administração e pesquisa e em indústria de alimentos na área de controle de qualidade.

Realize um curso na área de atuação que você deseja, e caso não haja condições de arcar com seus custos busque por programas educacionais que possam te ajudar nesse aspecto, como o Educa Mais Brasil, que fornece bolsas de estudos de até 70% em diferentes níveis de ensino.

Caso você não se enquadre nos requisitos desse programa, poderá participar também de outros, como o Quero Bolsa 2019, o qual fornece bolsas de até 75%. Você deverá escolher a melhor opção.

Ainda poderá atuar nas diversas áreas das análises clínicas (bioquímica, toxicológicas, parasitológicas, microbiológicas, hematológicas, perícias forenses, controle terapêutico e pesquisa).

As oportunidades na carreira da farmácia nos serviços governamentais em nível federal incluem cargos no serviço militar, no serviço de saúde pública e na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde – REBLAS, na ANVISA seu maior empregador público, e em agências de serviço civil, como laboratórios de referência credenciados pelos Ministérios da Saúde e da Agricultura.

Nos níveis estaduais e municipais, desenvolvendo programas para aquisição, distribuição e utilização de medicamentos em vários departamentos ou agências de saúde e bem-estar social, agências de pesquisa e regulamentação e ainda, nos conselhos estaduais de farmácia.

O farmacêutico do futuro está centrado nas mais diversas áreas de atuação, como por exemplo, a atenção farmacêutica, responsável pela terapia de medicamentos, objetivando alcançar resultados clínicos que melhorem a qualidade de vida do paciente, atuando com outros profissionais para promover a saúde, prevenir as enfermidades e estabelecer, monitorar, iniciar e modificar o uso de medicamentos para garantir que os tratamentos sejam seguros e eficazes.

O Piso Salarial do farmacêutico atuante no Distrito Federal tem variação de acordo com a carga horária trabalhada. Profissionais que trabalham por 8 horas diárias/40 horas semanais possuem o salário de R$ 2.926,58.  Já os farmacêuticos que possuem carga horária diferenciada recebem: R$ 1.159,45 + 8,70 por hora trabalhada até o limite de 40 horas semanais.

Leave a Comment