Saiba quanto você precisa tirar no Enem para ganhar bolsa

O Programa Universidade para Todos – Prouni 2019 é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudos gratuitos e parciais para estudantes que ainda não concluíram a graduação, em instituições privadas de ensino superior. O programa foi criado em 2005 ainda pode ser integrado com o Sisu – Sistema de Seleção Unificada – para aumentar as chances de o participante conseguir uma bolsa de estudo.

O Prouni 2019 é destinado para estudantes brasileiros que não possuem ainda um diploma de ensino superior, e que atenda um dos seguintes requisitos: ter concluído o ensino médio em uma escola pública;
Possuir alguma deficiência; ser professor da rede pública de ensino.

Na hora das inscrições Prouni é possível escolher qual vai ser o tipo de vagas que o participante deseja concorrer, sendo as opções: processo regular e o de ocupação das vagas remanescentes Prouni 2019. O processo seletivo funciona de duas maneiras, dependendo da opção que o participante escolheu no momento da inscrição, que são feitas exclusivamente através da web, no sistema do programa.

Acompanhe nos artigos abaixo tudo sobre o Programa Universidade para Todos e tire todas dúvidas de como funciona todo o processo para concorrer a uma vaga na universidade dos seus sonhos.

Inscrição Prouni

O programa ProUni nasceu em 2005, originado através da lei nº 11.096, com o objetivo de garantir bolsas integrais e parciais para estudantes que desejam ingressar em uma instituição privada de ensino superior. Um dos requisitos básicos para se inscrever no programa é ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010, e ter obtido um resultado Prouni 2019 maior do que 450 na média geral e uma nota superior a 0 na redação.

Caso o participante de encaixe em uma das características descritas abaixo, ele poderá concorrer a bolsas parciais de 50% através do programa:

  • Ter concluído o Segundo Grau (ensino médio) em uma instituição pública de ensino;
  • Ter concluído os estudos participantes em escolas públicas e privadas;
  • Possuir alguma deficiência incapacitante;
  • Ser professor da rede pública de ensino.
  • Para concorrer às bolsas integrais, o participante deverá ter uma renda familiar mensal bruta de até 1 salário-mínimo e meio por pessoa e deverá informar logo no início das inscrições Prouni 2019. O programa é muito importante para quem deseja ingressar em uma universidade particular e não tem condições financeiras para financiar o sonho.

Leave a Comment