Entenda para que serve o Encceja

Quem ainda não concluiu o ensino fundamental ou o ensino médio pode conseguir o seu certificado de conclusão através do Encceja 2023. Sem este certificado, fica inviável realizar uma graduação ou até cursos técnicos profissionalizantes, por isso, quem ainda não se informou sobre a realização da prova, deve ler o texto abaixo e ficar por dentro de tudo.

O que é o Encceja?

Antes, era possível conseguir o seu certificado de conclusão do ensino básico participando do Exame Nacional do Ensino Médio e sendo aprovado. Mas o sistema passou por mudanças e quem não terminou a escola, não pode mais utilizar as bolsas do Sisu e do Prouni. Isto quer dizer que quem participar do ENEM deve ter seu certificado de conclusão para garantir a bolsa.

O Encceja é a prova que permite a aquisição deste certificado. Portanto, antes de participar das inscrições ENEM garanta que os seus documentos estejam em dia.

Como funciona?

A prova do Encceja é realizada anualmente e muitos estudantes participam. Existem quatro categorias de participação: para os estudantes em geral, para os brasileiros que moram em outro país, para quem está privado de liberdade no Brasil e para quem está privado de liberdade fora do país.

Para participar do exame, é preciso acessar a plataforma digital do Encceja no período de inscrição e fazer o seu cadastro online. Você deve preencher com cuidado o formulário do site para garantir a sua inscrição.

Vale lembrar que a inscrição é grátis, mas nem todo mundo pode se candidatar para fazer o Encceja. Por isso, é necessário verificar os requisitos da prova e se certificar que você está dentro do perfil de participação. Confira a seguir:

Quem pode participar?

Como mencionado, nem todo mundo pode participar do Encceja, é preciso estar de acordo com as exigências do programa. Para quem vai fazer a prova a fim de adquirir o certificado do ensino fundamental, é necessário ter pelo menos 15 anos até a data de acontecimento da prova.

Para quem vai participar da categoria do ensino fundamental e médio, ou apenas médio, precisa ter 18 anos até o dia de realização do exame. Quem estiver de acordo, deve observar os documentos necessários e se preparar.

Vale lembrar que é preciso estar atento à data e o local da prova do Encceja. Todas as informações devem estar de acordo com o formulário do site. Por isso, esteja por dentro das informações e não perca os prazos!