Informe-se mais sobre os benefícios disponibilizados pelo Governo

Você quer consultar seu número PASEP 2024 e saber melhor sobre esse benefício? No post de hoje, você aprenderá a fazer essa consulta e ainda aprenderá como funciona o PASEP. Fique conosco para consultar seu número PASEP 2024 e ficar informado!

É sempre bom obter o máximo de informações possível sobre os benefícios dos trabalhadores. Dessa forma, você pode reivindicar seus direitos e recebê-los sempre que estiverem disponíveis.

Consulte também o Calendário PASEP 2024.

O PIS e o PASEP são benefícios oferecidos pelo governo e pagos, respectivamente, pela Caixa Econômica Federa e pelo Banco do Brasil. No próximo tópico, você entenderá melhor cada um desses benefícios.

Número PASEP 2024: PIS e PASEP

Você já deve ter ouvido falar sobre PIS/PASEP, mas sabe o que eles significam? Esses nomes vão muito além de apenas uma identificação numérica.

PIS é a sigla para Programa de Integração Social. Esse é um programa criado para recolher as contribuições dos empregados de empresas privadas e transformá-las em benefícios como Fundo de Garantia e Abono Salarial. O banco responsável pelo pagamento do PIS é a Caixa Econômica Federal.

PASEP é a sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Ele tem o mesmo objetivo do PIS, mas é direcionado aos empregados de empresas públicas. Nesse caso, o banco responsável pelo pagamento é o Banco do Brasil.

Anualmente, no dia 1º de julho, o valor do PASEP é atualizado pelo Ministério da Fazenda e os beneficiários tem acesso a um saldo com percentual que pode ser sacado. Esse percentual, por sua vez, é chamado “rendimentos”.

Se o beneficiário não realizar o saque, seus rendimentos são incorporados ao saldo total do dia 1º de julho do ano seguinte.

Número PASEP 2024: Como Consultar o Número?

Você pode consultar seu número PASEP 2024 de 3 formas diferentes. Veja-as a seguir!

Essa é a forma mais rápida de consulta para quem quer saber seu número PASEP 2024. Você precisa ter em mãos o número do seu CPF e deverá acessar o site da DATAPREV, órgão responsável pelo banco de dados da Caixa Econômica Federal.

Como o número do PASEP é o mesmo do PIS (por isso é chamado de PIS/PASEP), você poderá consultá-lo no site da DATAPREV. Siga o passo a passo a seguir:

  • Clique aqui para acessar o site da DATAPREV.
  • Clique no menu em “Inscrição” e, depois, em “Filiado”.
  • Preencha as informações e clique em “Continuar”.
  • Logo em seguida, você poderá verificar seu número do PIS/PASEP.

Por telefone

Essa também é uma maneira rápida de realizar a consulta do número PASEP 2024. A consulta por telefone é realizada na Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal.

Tudo o que você precisa fazer é ter seus dados de identificação em mãos (nome completo, CPF e RG) e ligar para 0800 726 0207. A ligação é gratuita.

Pessoalmente

Se preferir, você pode se dirigir a qualquer unidade da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil munido de seus documentos de identificação originais e solicitar ao atendente que informe seu número PIS/PASEP.

Se você estiver na Caixa e ainda não possuir seu Cartão Cidadão, poderá aproveitar e fazer a solicitação do mesmo.